Semana Municipal de Doação de Medula Óssea começa em Maringá
A programação da Semana Municipal de Doação de Medula Óssea continua hoje com palestras no Hemocentro Regional de Maringá. A atividade é direcionada aos alunos da rede municipal de ensino. O intuito é disseminar a cultura da doação e mobilizar as crianças para incentivarem seus familiares a contribuírem com novos cadastros. O Instituto João Bombeirinho é o responsável pelas ações, com o apoio da Prefeitura de Maringá.
Também durante essa semana os profissionais do Hemocentro estão mobilizados para atender os interessados em fazer o cadastro de doador de medula óssea. Para isso, o potencial doador deve ter idade entre 18 e 55 anos e estar em bom estado de saúde. A coleta de amostra de sangue é de apenas 5 ml para o teste de compatibilidade. O cadastro, feito uma única vez, exige apresentação da carteira de identidade e CPF. Qualquer alteração de dado pessoal (telefone, endereço, e e-mail) deve ser informada para garantir a localização do doador, em caso de compatibilidade. A coleta é feita no Hemocentro Regional de Maringá, localizado na Avenida Mandacaru, 1600. O horário de atendimento de segunda a sexta-feira é das 7 às 18h30, aos sábados das 7 às 12h30. O telefone é o 30119400.
Saiba Mais - De acordo com informações do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), a medula óssea é um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue. Fonte Assessoria de Imprensa
Comentários
Postar um comentário